Home Opiniões A seleção natural da minha vida

A seleção natural da minha vida

Na biologia, a ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição.

Ao longo da vida descobri que esse processo se aplica também a pessoas que conheci ao longo do caminho. Fazendo uma analogia, os mais adaptados são os que possuem valores convergentes com os meus. A pessoa não precisa pensar igual, nem mesmo ter os mesmos hábitos. Não precisa ter o mesmo gosto musical ou qualquer outra característica de personalidade e comportamento idênticos aos meus. Porém, valores e princípios são fundamentais.

Por mais que eu tente conviver com todos, acabo considerando como personalidades com desvantagens os que contradizem meus valores.

Por exemplo, não consigo conviver em um grupo onde circulam piadas pedófilas. Sei que dei um exemplo extremo, mas acreditem, recebi um vídeo neste contexto, em um grupo de meninos que a princípio não valorizaram esse comportamento, porém seus princípios não eram fortes o suficiente para se sentirem incomodados com tais imagens.

Também não consigo conviver com pessoas que desejam o mal ao próximo. Sei que as vezes dá uma raiva danada do ex, ou daquela pessoa que te sacaneou. Mas sou do tipo que não tenho inimigos. Não há em minha vida nenhuma pessoa que me faria atravessar a rua para evita-la. Portanto, me canso fácil de pessoas que vivem falando de inveja ou qualquer lamentação sobre outro ser. Aqueles que postam indiretas nas redes, mesmo que não sejam para mim, perdem pontos significativos na minha convivência.

Também não suporto conviver com pessoas, que possuem dois pesos e duas medidas em situações que as privilegiam. Já ouvi longos discursos de pessoas que são moralistas, quando estão sem opção e, que deixaram seus pudores de lado quando choveu em sua horta.

Sei que tudo é relativo, mas aguentar alguém que fala firmemente de suas crenças e depois age de forma contraria é muito estranho para mim. Não sou uma virgem no puteiro, mas também não vou a igreja pedir benções se não valorizo os princípios de tal religião.

Os casos acima são apenas exemplos. Mas quando falo de seleção natural, não significa que expulso essas pessoas da minha vida. Simplesmente elas vão se afastando, pois não há como alguém cheio de mágoas aguantar alguém cheio de alegrias. Não há como fazer discurso exacerbado para quem não valoriza exageros.

Não há certo e errado na minha visão de sociedade. Há situações e pessoas que se encaixam no meu conjunto de princípios e valores e outras não.

Portanto, muitas pessoas passam pela minha vida, algumas duram um certo tempo e até contribuem para que eu cresça, porém permanecem as pessoas que por valores e princípios são mais adaptadas a conviver comigo.

(Visited 34 times, 4 visits today)

Comentários do Facebook


Seja a primeira a comentar

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Solteirar.com. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Solteirar.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Cadastre-se e não perca nada do Solteirar.com!
Receba nossa newsletter.




ARTIGOS SIMILARES