Home Dicas Carreira & Finanças Apareça e, principalmente, peça uma promoção! – Parte II

Apareça e, principalmente, peça uma promoção! – Parte II

0 785

Dica enviada por Helena

Já conversamos aqui sobre um fato inegável: as mulheres não se valorizam como os homens e, logo, têm mais receio de pedir promoções ou aumentos salariais do que eles. Aliás, comprovei esse triste fato em mais de 10 anos como gestora.

E agora, depois dessa provocação, você deve estar se questionando: “OK. Mas como fazer isso? Qual seria o melhor momento?”

Desconfio de listinhas de “como fazer as coisas” e sugiro que você faça o mesmo. No entanto, especialmente se você estiver no início de sua carreira, vale a pena conferir algumas recomendações para aumentar as suas chances de promoção e alguns indícios de que você pode estar na hora certa para falar sobre o assunto com seu chefe. É isso mesmo: não fique esperando que a empresa sempre tome a iniciativa para lhe promover. Há chefes até que valorizam quem pede promoção por acreditar que a pessoa está mais interessada em crescer. E lembre-se da máxima futebolística: “Quem pede recebe; quem se movimenta tem a preferência!” 

IMPORTANTE: Esta não é uma “cartilha” e, muito menos, uma “cartilha infalível”. Ou seja, vários fatores podem influenciar a decisão pela sua promoção (além do seu merecimento e do quanto seu chefe confia em você): o tipo de negócio, o momento da empresa, do país e do mercado de trabalho, a cultura organizacional e o porte da empresa, a estrutura de cargos e salários, as políticas e normas de movimentação (muitas vezes as empresas têm uma época do ano para fazer movimentações), o momento político do seu superior e da sua área, o orçamento disponível etc. Assim, fique atenta e busque adaptar essas dicas para a sua realidade.

 

1.     ANTES DE PEDIR

1.1. Algumas coisas que podem ajudá-la a se preparar para receber uma promoção ou aumento salarial:

a.         Ao longo do ano, participe de projetos ou peça ao seu chefe novas atribuições. Enfim, envolva-se com coisas novas, sem deixar a peteca cair em suas atribuições corriqueiras. E, claro, comunique-se sem medo de mostrar seu talento. Ficar confiante de que seu desempenho justifica uma promoção é o primeiro passo.

b.         Analise cuidadosamente sua trajetória profissional dentro da empresa e faça uma autocrítica bem realista do estágio profissional em que você se encontra (se não tem ideia de como começar essa análise, vide a tabela abaixo com algumas expectativas do que se espera de um analista em diferentes fases). Crie planos de ação com seu chefe e busque desenvolver-se continuamente. Periodicamente, anote todos os projetos que participou ou que liderou, monitore as metas que cumpriu e as que deixou de cumprir e o porquê. Procure entender se você está se superando em relação ao que seu chefe espera de seu cargo e de você. E atualize essa análise especialmente antes de uma reunião de avaliação de desempenho.

c.         Conheça a fundo todas as regras e políticas de movimentação da sua empresa. Tire dúvidas com seu chefe e até com o RH.

d.         Avalie sempre se o seu salário está alinhado ao salário de mercado em empresas semelhantes. O “Portal Quero Aumento” é uma opção para fazer essa pesquisa.

 

2.     NO MOMENTO DE PEDIR

2.1. Indícios de que você pode estar na hora certa:

a.         Você bateu todas as metas e/ou foi um dos destaques na área. Marque uma reunião de avaliação de desempenho com seu chefe e aproveite a chance.

b.         Ao longo de pelo menos seis meses você trabalhou muito para evoluir em “pontos de melhoria” que o seu chefe havia sinalizado anteriormente. Liste vários exemplos e realizações concretas para explicar por que você se aprimorou ao longo desse tempo. Se o seu chefe também tiver a percepção de que você se desenvolveu, confirme sua intenção em evoluir na carreira e sinalize que você espera uma promoção.

c.         Você teve uma participação decisiva em um projeto estratégico para a área ou para a empresa. Após a entrega do projeto, marque uma reunião com o chefe. Não perca esta chance!

d.         Você está se destacando além do que é esperado para sua posição (vide tabela abaixo com algumas expectativas do que se espera de um analista em diferentes fases e considerando diversas perspectivas). Reflita racionalmente se sua percepção é realista e converse com o seu chefe. Se ele concordar com você, aproveite a chance!

e.         E, se você conseguiu a proeza de se enquadrar em várias das alternativas acima, não espere nem mais um minuto! Suas chances são muito boas.

2.2. Coisas que você não deve falar ou fazer ao pedir uma promoção:

a.         Se você tem menos de um ano de empresa, peça feedbacks, mas não peça promoção. Especialmente se a política da empresa não prevê movimentações antes de um ano. Afinal, você tem um ano para se destacar, ganhar credibilidade dentro da sua área e, principalmente, ganhar a confiança do seu superior. Antes disso, não se iluda.

b.         Nunca envie um email ou convocação para seu chefe com o assunto “promoção”. Marque uma reunião de avaliação de desempenho, feedback ou de carreira e, se ela estiver indo bem, aproveite a chance de tocar no assunto.

c.         Não peça aumento em sua primeira reunião de feedback. Marque sempre reuniões de avaliação/ feedback com seu chefe. E aguarde o momento oportuno quando suas avaliações forem positivas. Se o seu chefe nunca dá feedbacks, peça isso para ele. Mostre que você quer se aprimorar.

d.         NUNCA justifique que você precisa de um aumento por um motivo pessoal (compra de apartamento, casamento etc.). Você mostra que não é comprometida com entregas e acaba demorando mais tempo para conseguir seu aumento. Afinal, a única fundamentação que importa é a meritocracia.

e.         NUNCA se compare com alguém ou compare o seu desempenho com o desempenho do seu colega. Esta é definitivamente a pior de todas as estratégias, já que fazendo isso você mostra arrogância e põe em cheque a capacidade de julgamento do seu chefe e/ou da empresa. Ao avaliar o seu desempenho, mire apenas a sua evolução, as suas metas e as suas conquistas e realizações. E busque construir uma lista repleta delas…

f.          Mesmo que seu chefe indique na hora que você ainda não está preparado para uma promoção, agradeça o feedback, diga que vai trabalhar os pontos que precisa desenvolver e em hipótese alguma fique revoltada ou nervosa. Lembre-se que conseguir aumento faz parte de um processo de negociação e mesmo pedidos negados podem render frutos no futuro. No mínimo, seu chefe ficará mais atento em sua evolução como profissional.

g.         Se você teve uma proposta para trabalhar em outra empresa, só converse com o seu chefe se estiver certa de que está realmente disposta a mudar de emprego. Em hipótese alguma coloque seu chefe ou sua empresa contra a parede. E esteja disposta a ajudar a empresa nesse processo de saída, se for esta a sua decisão. Esses momentos ficam muito marcados na memória de seus chefes e colegas. Qualquer pisada de bola pode comprometer sua imagem no mercado e oportunidades futuras.

 

Observações:

  • Acredita-se que quanto mais requisitos você preencher dentro do cargo atual ou no cargo imediatamente superior, é provável que suas chances de ser promovido aumentem.
  • Esta tabela é fruto da observação da autora. Não se trata de um estudo exaustivo ou confirmado através de análises estatísticas. Portanto, não pode ser considerado como referência para construção de carreira. É meramente uma sugestão para início da reflexão pessoal sobre sua atuação e entregas.
  • Fatores como o tipo de negócio, a cultura organizacional e o porte da empresa, a estrutura de cargos e salários, as políticas e normas de movimentação podem alterar significativamente essas indicações sobre atuação esperada por cargo.

 

(Visited 38 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook


Seja a primeira a comentar

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Solteirar.com. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Solteirar.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Cadastre-se e não perca nada do Solteirar.com!
Receba nossa newsletter.




ARTIGOS SIMILARES