Home Dicas Carreira & Finanças Está na hora de empreender?

Está na hora de empreender?

0 813

“Empreender”… Nunca se ouviu tanto esse verbo nas rodas de bar em todo o Brasil. A despeito da crise econômica, dos inúmeros benefícios e da segurança em trabalhar como funcionário, o sonho de montar um negócio próprio está ganhando força a cada dia.

Se este é o seu caso (e você não vê a hora de abandonar de uma vez por todas o cartão de ponto), saiba que isso leva tempo, é arriscadíssimo (uma verdadeira montanha-russa), mas pode lhe trazer uma satisfação sem igual.

Então aqui vão algumas dicas e reflexões de alguém que está também vivendo a experiência de empreender. Espero que elas ajudem a começar a colocar sua ideia no papel… Só lembre-se de que encontrar uma boa ideia é sempre a etapa mais fácil. Difícil mesmo é implementá-la.

1. As perguntas certas:
O primeiro passo (até mesmo antes de começar a estudar qualquer boa ideia) é a autoreflexão. Questionar-se sobre tudo:

  • No que eu sou boa?
  • Quais as experiências e conhecimentos já adquiridos que poderiam me ajudar?
  • O que eu mais gosto de fazer?
  • O que eu gostaria de aprender?
  • Tenho condições de resolver problemas em algum nicho de negócio específico?
  • Tenho perfil de empreendedora (enfrento bem o desafio de assumir riscos, gosto de trabalhar com independência etc.)?
  • Estou disposta a ficar um bom tempo sem ganhar dinheiro?

 

2. A fase de pesquisar, pesquisar e pesquisar
Depois de entender um pouco melhor o tipo de negócio que você gostaria de tocar, está na hora de estudar muito o mercado pretendido, conversar com gente que já está inserida neste mercado, colocar-se no lugar dos clientes deste mercado… Enfim, dar os passos iniciais para começar a construir seu plano de negócio…

  • Qual e como é o mercado que eu tenho interesse?
  • Qual é o problema que resolverei dos clientes neste mercado ou a necessidade que poderei satisfazer?
  • Há empresas (grandes ou pequenas) atuando no mesmo escopo de negócio?
  • Quais são essas empresas?
  • Como é a estrutura de preços e quanto elas cobram?
  • Como é o relacionamento delas com seus clientes?
  • Qual o tamanho do mercado?
  • Há novas empresas fazendo coisas inovadoras neste mercado?
  • Há comunidades na internet, sites, blogs, e-commerce e m-commerce relacionados ao este mercado?
  • Até que ponto eu pretendo trabalhar em um nicho de mercado bem definido (e, com isso, ter menor concorrência)?
  • Qual seria minha proposta de valor (a razão pela qual os clientes escolhem uma empresa em detrimento de outra, o conjunto de atributos de valor que se entrega aos clientes)?

img_dica empreendedor

Bem, depois de descobrir que uma determinada oportunidade serve como uma luva aos seus interesses pessoais e também aos interesses de clientes em um determinado nicho de mercado, está na hora de entender se sua contribuição pode ser lucrativa e, especialmente, se você tem como viabilizar sua entrada neste mercado.

Para isso, conheça a metodologia “Business Model CANVAS”, uma ferramenta de planejamento estratégico simples que permite desenvolver e esboçar novos modelos de negócio.
Confira mais sobre CANVAS em um vídeo.

E, antes de continuarmos o assunto em outro dia, vale muito também navegar por essas comunidades imperdíveis:

ENDEAVOR: A Endeavor existe com o propósito de multiplicar o número de empreendedores e criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil. Por isso, eles selecionam os melhores empreendedores e compartilham suas histórias e aprendizados.

BR INNOVATORS: A +INNOVATORS é uma rede global com mais de 15mil membros conectada ao Vale do Silício, que tem como missão desenvolver inovadores e inovação através de programas e eventos que geram capacitação, conexão e desenvolvimento de novas soluções. Organiza o ótimo evento mensal BRNewTech com cases de empreendedores brasileiros ao estilo do Vale do Silício e troca de experiências.

Vale muito a pena se inscrever e conferir!

REDE MULHER EMPREENDEDORA: A “Rede” é uma plataforma de serviços que tem como objetivo unir e apoiar as mulheres empreendedoras de todo país no desenvolvimento do seu negócio. Por meio de cadastros gratuitos, as empreendedoras publicam um perfil do seu negócio, acessam dicas e notícias importantes e ainda participam de fóruns de discussões.

img_empreender

(Visited 52 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook


Seja a primeira a comentar

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Solteirar.com. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Solteirar.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Cadastre-se e não perca nada do Solteirar.com!
Receba nossa newsletter.




ARTIGOS SIMILARES